10.4.18

DESENHO DIDÁTICO SOBRE O QUE É FASCISMO



Ao perceber uma enorme confusão sobre as formas de governo nas discussões acaloradas entre a direita (liberal, neoliberal) e a esquerda (progressista), resolvi agora desenhar de um modo bem didático.

O fascismo nasceu na Itália no início do século XX. Trata-se de uma ideologia que confere autoridade máxima nacionalista. Os fascistas são radicais e procuram untar a nação a um Estado Totalitário, forte, absolutamente contrário e vigilante aos preceitos do marxismo, comunismo e socialismo.

Essa veneração ao Estado presta devoção a um líder ultranacionalista, etnocêntrico (que defende apenas uma raça que julga superior e subjulga as outras) e militarista. O fascismo é o primo/irmão do nazismo.

Defende uma economia autossuficiente e intervencionista (assim como o marxismo, por isso a confusão...), mas, ao contrário do comunismo, prega a privatização e o protecionismo aos grandes grupos econômicos.

Sim, o fascismo teve influência dos sindicatos e dos elementos políticos de esquerda, mas com adaptações às políticas de direita. É totalmente opositor ao socialismo, ao comunismo e à democracia.

Bento Mussolini, o grande expoente do fascismo, afirmou em “A Doutrina do Fascismo” que o fascismo era uma ideologia de direita.

Não é direita apenas, é ultra, hiper, mega direita. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A esperança é a primeira que morre

O espírito é atemporal, mas a carne envelhece. Eu poderia dizer aos meus amigos que me lêem que a juventude está na alma.  Mas há uma palavr...