8.5.14

PAZ E AMOR, OS ANTÍDOTOS CONTRA A VIOLÊNCIA


O enxame de notícias violentas diárias faz com que as pessoas não se choquem mais com tanta barbárie. Vivemos um retorno à Idade Média, a era mais obscurecida da humanidade. Todavia, naquela época o volume de informações era pequeno, e o Homem caminhava pela crosta como um Louco, carta de tarô, à beira do abismo. Hoje, temos um calhamaço de notícias que renovam a crueldade.

Ontem, ao assistir a uma palestra do amigo e irmão Wagner Borges sobre Os Iniciados, um grupo de espíritos universalistas, percebi que eu estava bradando demais meu desconforto. Sim, sou jornalista de ofício e uma das minhas metas na vida é informar e lutar contra as desigualdades sociais e toda a ignorância tão soberana nos últimos tempos. Mas, como espiritualista praticante de amor e fé, não posso me deixar levar pela revolta e indignação acerca da hipocrisia de uma sociedade que ainda massacra em praça pública.

O antídoto da violência é a paz.

Não podemos fechar os olhos para a barbaridade, mas se entrarmos neste clima bélico contra a belicosidade lutaremos contra a violência de um modo violento. É o mesmo que apedrejar um bandido.

Se as hordas das sombras planejam e promovem ações funestas e horripilantes, o que se espera da Luz? A Luz deve dissipar e iluminar todas as trevas, verter sol, jorrar amor aos outros.

As sombras possuem uma coleção de armas, entre incitar a violência, alastrar o ódio, disseminar a loucura. A Luz transmite ondas de amor, compaixão, paz, sabedoria.

Assim, quando presenciarmos as ações do mal, recordemos imediatamente das atitudes do Bem.

Substituir o linchamento pelo Sermão da Montanha. Desviar os olhos das notícias trevosas ao Tao te Ching. Deixar de dar audiência às lutas sangrentas e voltar os olhos ao Mahabarata, a guerra interior. Deixar de ouvir as frases sangrentas e passar a escutar o Buda interno.

Assim, mesmo que o mundo esteja em derradeira tempestade, abrir as janelas do peito ensolarado e irradiar Luz ao Mundo.

2 comentários:

  1. Prezado Mauricio, sinto-me honrada em saber que brasileiros como você ainda persistem! Que maravilha. Eu sei como você, que o acaso não existe. Na minha busca frenética por um sinal, encontrei Wagner Borges e agora você. Parabéns pela coragem e determinação. Compartilho de suas ideias, que bom para mim! Agradeço-lhe pelos valorosos escritos. Avante!
    Respeitosamente, Rosicler.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Mauricio, sinto-me honrada em saber que brasileiros como você ainda persistem! Que maravilha. Eu sei como você, que o acaso não existe. Na minha busca frenética por um sinal, encontrei Wagner Borges e agora você. Parabéns pela coragem e determinação. Compartilho de suas ideias, que bom para mim! Agradeço-lhe pelos valorosos escritos. Avante!
    Respeitosamente, Rosicler.

    ResponderExcluir

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...