8.10.20

A religiosidade fake e os rituais de amor a si e ao próximo

 


Você acende incensos pela casa, mas esquece de acender seu coração. Fica aquele odor gostoso de massala queimando, mas sua aura continua inodora. A fumaça sobe pelo ar, mas você continua plantada na ignorância.

Você pega o terço, a japamala, a cruz, a Bíblia, o Corão, o Talmud e ora ardentemente para auferir benefícios. Tudo bem, faz bem ter fé. Mas, o que adianta pedir, pedir, pedir e não servir, servir, servir? Suas palavras até podem chegar aos ouvidos divinos, mas suas ações também chegam às hordas infernais.

Você sai cantando mantras para Krishna, mas sua alma silencia diante das aflições dos que estão ao seu lado. Que alegria aparente é essa que joga loas a símbolos religiosos, mas não é capaz de levar um pouco deste contentamento a quem te rodeia?

Você se senta em frente à imagem do Buda em lótus. Coça a barriguinha dele, o coloca de costas para a porta e pede prosperidade. Não há mal desejar ser próspero. No entanto, você também fica de costas para as pessoas que precisam de você e é incapaz de ter equilíbrio e dividir o que tem com alguém.

Você diz ter Jesus no coração, vai na missa ou no culto, usa o nome do Mestre para nortear sua vida. Mas, é o primeiro a atirar a pedra a quem erra, dar sermão e ficar na fila dos que julgam e condenam. Crucifica com pregos viscerais a quem não segue a sua cartilha bíblica e hipócrita.

Você que vai nos terreiros de Umbanda, nas roças de Candomblé e incorpora sua verve assistencial. Roda, gira, recebe, atende... Mas, quando sai de lá faz os outros rodarem com a sua insensatez e, ao invés de receber, tira e não atende aos menores apelos.

Você que guarda o shabat, lê o Torá de traz pra frente e encosta sua testa em seu muro de lamentações. É salutar guardar as tradições. No entanto, você também guarda apenas para si o seu amor e destila lamentações para todos os lados. Às vezes, ajuda somente aos seus, e esquece que a humanidade é UM TODO.

Fé não é somente pedir e lamentar e sim, confiar nos desígnios do Altíssimo. A fé deve estar acompanhada de bom senso, verdade e compaixão. O exercício da fé e a academia do amor são portas que se abrem ao Infinito.

Você não precisa fazer rituais para encontrar a Deus. Ele está dentro de você e você precisa encontrá-lo com o coração limpo, pensamentos puros, atitudes equilibradas e amor próprio e ao próximo.

Exercite tudo isso e continue seus rituais.

 

 

Um comentário:

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...