20.3.18

JESUS E RAMAKRISHNA REPELIAM A CONTAMINAÇÃO DA RIQUEZA MATERIAL



Dois grandes vultos da humanidade espiritualizada, Jesus de Nazaré e Ramakrishna, tratavam a riqueza material e acumulativa como uma porta para o precipício espiritual.

A parábola do Rabi da Galileia, "é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus" referia-se à elite que se instala como uma bactéria posseira e destrutiva à alma.

Ramakrishna dizia o mesmo. O guru hindu comentava que o poder do dinheiro era capaz de corromper qualquer ideal ligado à divindade que habita em nós.

Na minha avaliação, a energia das cifras, assim como toda e qualquer energia, é neutra, não é boa, nem má. Somos nós que a canalizamos para as sombras ou para a luz. A moeda pode comprar um livro que verta sabedoria, pode patrocinar uma viagem que nos traz benefícios, pode ajudar a quem necessita. Mas, também pode adquirir prejuízos irreversíveis à nossa missão na Terra, pode subsidiar vícios, pode nos trazer infernos e prejudicar a quem odiamos e até a quem amamos.


Para mim, assim como a pobreza, a riqueza é um instrumento cármico, uma provação até mais substancial do que a miséria. Na riqueza podemos alavancar encarnações como a de José de Arimateia, por exemplo. Todavia, infelizmente é uma agulha no palheiro.

Certa vez, um rico foi ter com Jesus pedindo para que o Mestre o deixasse seguir. Não foi à toa que o Rabi pediu a este abastado que vendesse tudo e oferecesse aos pobres como condição para segui-lo. O rico virou as costas e foi embora... No entanto, no grupo que acompanhava Jesus, havia pessoas de posse e que ajudavam na manutenção do séquito.

O dinheiro não é o problema, o grande entrave é a sua contaminação.

Se você é rico, não se desespere com estes ensinamentos. Utilize esta energia com sabedoria, espalhe a luz e assim entrará no reinos dos céus.

Um comentário:

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...