O BRASIL TEM A SÍNDROME DA SUBSERVIÊNCIA

Será que copiamos a mania estadunidense, herdada do Reino Unido, de "monarquizar" todos os ídolos? Nos Estados Unidos, Elvis Presley é chamado de The King (O Rei). Aqui, a gente já nomeou alguns reis e rainhas, e até príncipes, ao longo do tempo. A lembrar: Rei Roberto Carlos, Rei Pelé, Rainha Xuxa, Príncipe Ronnie Von, e por aí vai...

Este colonialismo é algo arraigado no povo brasileiro, principalmente o puxa-saquismo vira-lata que pensa que tudo o que está lá fora é melhor do que está cá dentro. Os portugueses cansaram (e até hoje fazem isso) de babar ovo dos ingleses. O bom disso tudo é que esta babação produziu o Vinho do Porto (pegaram o melhor vinho da região douro e acrescentaram brandy para agradar aos britânicos).

Os budistas dizem que a gente carrega alguns karmas dos nossos ancestrais. A psicologia fala sobre a herança genética. Enfim, eu acho mesmo que o brasileiro tem a Síndrome da Subserviência do colonialismo português e dos africanos (e não dos indígenas que preferiam morrer do que virar escravos).

Um dos exemplos mais crassos desta nossa subserviência é que muita gente prefere o governo liberal ou neo liberal do que um governo voltado às necessidades sociais. A iminente e talvez possível lei que amplia a terceirização é um exemplo disso. Enquanto, o ex-presidente Lula bradava na TV contra a terceirização, uma boa parte dos brasileiros batiam panelas e buzinavam contra ele. Lula, o presidente nordestino, metalúrgico, sindicalista e ainda por cima, corintiano, que a elite tanto detesta.

Esta política liberal ou neoliberal governa para as classes mais abastadas como os industriais, os banqueiros, os grandes comerciantes, o monopólio midiático, etc. Estes grupos, que detém o poder nas mãos, querem continuar a ser dominantes. Quando perdem espaço resolvem promover verdadeiros boicotes e sabotagens.

E pelo que tenho visto, muitas pessoas, acostumadas à manipulação da mídia, acabam por entrar neste jogo que só "eles" vencem.

Isso para mim é subserviência herdada. "A escravidão permanecerá...".

Comentários

Postagens mais visitadas