ESQUERDA ATEIA E DIREITA RELIGIOSA FORMAM A CONTRADIÇÃO ESPIRITUAL


Qual é a razão de se entortar tanto a esquerda no Brasil e no mundo? Por que demonizá-la?

As ideologias e os posicionamentos políticos foram originados nas assembleias francesas do século XVIII. Muitos estudiosos delegam a origem destas posições políticas à Revolução Industrial na Inglaterra, mas eu acho que isso tem mais a ver com o caráter francês.

No século XVIII, após a Revolução Francesa que decapitou parte da nobreza pomposa e ostentadora da França, foi realizada a Assembleia Nacional Constituinte para formar uma nova Constituição. As camadas mais abastecidas e mais ricas daquele país não apreciavam a participação popular para a confecção das leis e, desse modo, posicionavam-se mais à direita, sem se misturarem à plebe.

Desta forma, à direita, sentavam-se os mais abastados e preconceituosos, enquanto que à esquerda, postavam-se as pessoas mais simples, que reivindicavam os direitos da classe trabalhadora, o povo.

Qual o lado você escolheria? Do trabalhador ou da nobreza?
Se a esquerda é a mais preocupada com o social, e a direita luta mais pelo direito individual, você luta por quem? Apenas por sua classe ou pelo bem do povo?
E Jesus? Andou no meio dos plebeus nazarenos ou com a realeza da Judeia?
Os maiores vultos da humanidade, como Gandhi, por exemplo, preocuparam-se mais com o social ou com a elite? E o Príncipe Gautama, Buda, compadeceu-se das dores dos miseráveis ou com a vida dos palacianos?

Não se trata de apologia esquerdista, mesmo porque há uma série de exageros e "esquerdopatias" desequilibradas, inclusive com boas doses de falta de fé e otimismo.

Mas, se o AMOR ao próximo (e não tão somente a si mesmo), e a caridade na assistência espiritual possuem um cunho meramente social, isso não está muito mais próximo ao Cristianismo real?

Meus amigos, a esquerda, muitas vezes, é ateia, e a direita, religiosa. Não seria uma contradição?

Talvez, se a gente pudesse mudar o nome disso tudo... Uma espécie de caminho do meio budista, que se aliasse ao afeto e amor ao próximo cristãos, além do bem estar de um Todo, isso sim seria a melhor plataforma política.



Comentários

Postagens mais visitadas