27.4.18

A ÚLTIMA FOTO DE ISTVAN


Assombra-me fitar para a imagem que guarda a inocência deste menino. 

Faz-me lembrar da história de "A vida é bela", de Roberto Bernigni, porém com um fim bem mais trágico, o que reforça a ideia de que a realidade pode ser bem mais cruel do que a arte. 

Há quem proteja esta atrocidade, sem qualquer resquício de compaixão. Uma "ideologia" que aniquila um sorriso como este só pode ter vindo de mentes doentias. 

Há quem defenda a volta deste inferno. 

Esta é a última foto do pequeno judeu Istvan Reiner, momentos antes de ser executado junto com o seu avô em Auschwitz, na Polônia, em 1943.


Um comentário:

  1. Maurício, lembrei agora , lendo seu texto, de uma musica da Adriana Calcanhotto: "Eu ando pelo mundo prestando atenção
    Em cores que eu não sei o nome
    Cores de Almodóvar
    Cores de Frida Kahlo, cores...
    Passeio pelo escuro
    Eu presto muita atenção no que
    meu irmão ouve
    E como uma segunda pele, um calo, uma casca
    Uma cápsula protetora

    Ah, eu quero chegar antes
    Pra sinalizar o estar de cada coisa
    Filtrar seus graus
    Eu ando pelo mundo divertindo gente
    Chorando ao telefone
    E vendo doer a fome nos meninos que têm fome..."
    Precisamos andar pelo mundo , olhar o outro com olhos de amor e dor.Dor que é sempre, só, no outro. Até que a tenhamos em nós ... Não somos uma ilha, somos parte de um grande órgão e nos iludimos com a ideia de individualidade. Beijo no coração.Darcila .

    ResponderExcluir

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...