18.4.18

FANATISMO RELIGIOSO E POLÍTICO MATARAM MAHATMA GANDHI

Retornei à carne da Terra no dia 15 de agosto. Curiosamente, este dia e mês marcam a data da Independência da Índia, em 1947.

Com a memória da libertação do povo indiano, não podia deixar de lembrar dessa Grande Alma, Mahatma Gandhi, homem que havia atravessado duas guerras mundiais (1869/1948). Na última guerra, o líder aconselhou os aliados a usarem seu método "satyagraha", em protestos sem violência, para combater o eixo sombrio entre Alemanha, Itália e Japão (não estou dizendo que os Estados Unidos sejam a expressão máxima da Luz, muito pelo contrário...).

Gandhi tinha como um dos seus ídolos, o escritor russo Leon Tolstoi, e encontrou-se, em vida, com o guru Paramahansa Yogananda (encontro descrito em Autobiografia de um Iogue). O líder indiano pregava a paz entre os hindus e os muçulmanos. Fez greve de fome, foi preso algumas vezes e inspirou ativistas como Nelson Mandela e Martin Luther King (que também foram presos).

Utilizava-se do preceito de não violência (ahimsa) como forma de argumentar e dissipar conflitos. Não foram poucas as vezes que Mohandas (seu nome de batismo) deu provas de humildade e de servidão.

Mesmo com toda a paz que reinava em seus passos, com todo o amor desprendido do seu coração aos povos da Terra, e da sua inteligência untada à alma iluminada, Mahatma Gandhi foi assassinado por um fanático religioso por questões políticas em 1948. Antes de morrer, Mohandas fez um pedido inusitado: que não punissem seu algoz. Não foi atendido, o assassino morreu enforcado.

Este dueto "fanatismo religioso e facciosismo político", na maioria das vezes, é capaz de explodir a paz e detonar a bomba do ódio entre as pessoas.

Outro pormenor importante a ser destacado: uma prisão ou uma condenação de um homem pela justiça terrena, muitas vezes, não encontram respaldo e não estão ancoradas nos tribunais da justiça divina.

Julgar e condenar o próximo promove uma justiça cármica a si mesmo. Um efeito bumerangue.

Meditem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...