9.4.18

Do espancamento na Via Dolorosa à religião oficial de Roma, o mundo dá voltas...


Era tarde na Via Dolorosa. A turba enfurecida, ao ver passar aquele homem do norte da Galileia, representante da sub-raça de Israel, xingava e agredia o tal Messias. O sangue espirrava de sua pele lacerada, e o povaréu espumava de ódio. Ao chegar no Gólgota, só a família e os amigos puderam acompanhar os momentos finais.

Para a esmagadora maioria do populacho presente na ocasião, aquele homem configurava-se em um bandido extremista, um homem perigoso, capaz de abalar o sistema já tão combalido.

Joshua, para eles, era um terrorista. Como foi capaz de agir com violência contra os vendilhões do Templo? Como foi capaz de curar os gentios? Como não guardava o sabbath? Ademais, tratava-se de um líder dos excomugados, dos párias e excluídos, da gentalha da Galileia, essa gente diferenciada...

Depois do assassinato do Rabi, adeptos e devotos de seus ensinamentos foram perseguidos por muito e muito tempo... Verdadeiros massacres e chacinas foram promovidas pelos judeus e por Roma. Até que um dia, percebendo que o Império Romano iria afundar na lama de sua pretopetência, o Imperador Constantino resolveu transformar o Cristianismo como a religião oficial romana. Ironia?

Qual o motivo pelo qual escrevo este ensinamento? Simples. Para relembrar, aos mais ávidos e borbulhantes de ódio político que, transformar uma pessoa ou uma ideia em um bode expiatório espancável, malhar injustamente um Judas e eleger um alvo para atirar pedras como fizeram com a Geni do Chico Buarque, não representa uma atitude inteligente, muito menos compassiva e "cristã". 

Então, atenta a este conselho: caso não goste de alguém, expresse sua opinião, porém com respeito ao outro! Jamais vomite sua bílis em cima de um desafeto. Se acredita que está com a razão, não perca a razão. O visco do ódio, a baba do rancor e a gosma do destempero não contaminam apenas aos outros, mas servem de veneno ao próprio autor. Mesmo porquê, daqui alguns anos, é possível que a pessoa mude de opinião. O mundo dá voltas.

Então, não se envergonhe diante de si mesmo e respeite o próximo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...