20.10.11

Paixões e Bichos-Papões

Robert Johnson, autor de Magia Interior e a triologia He, She e We, diz que a origem do termo "Bicho Papão" vem da Índia. Anualmente era escolhido um homem que agregava dentro de si toda a "sombra" de uma cidade, isto é, jogavam para cima do coitado todas as frustrações, medos, tédios, aspectos escuros da personalidade de cada habitante. O cara era muito temido, o povo tinha medo dele. No fim do ano, o sujeito era sacrificado em nome de toda a cidade. Na visão dos indianos, este sacrifício representava que todo mal seria carregado por ele.

Bem mais tarde, no ocidente, a expressão "bicho-papão" foi utilizada para amedrontar as crianças desobedientes. E assim, meninos e meninas foram tomando pavor pelas sombras acumuladas dos outros. Segundo Johnson, os pais jamais devem jogar suas sombras para cima dos filhos, muito menos amendrontá-los com as sombras dos outros.

Pensei, por que devo projetar minnas sombras ao meu filho se eu o amo?

No livro também temos a constatação de que a paixão que uma pessoa sente por outra nada mais é que a projeção da própria sombra no outro. Isto é, o objeto da sua paixão tem tudo ou pelo menos parte de tudo aquilo que você dispensa em você por temor, medo, preconceitos.

Conclusão: Paixão é sombra projetada, amor é irradiação de luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...