30.1.12

COMPLEXO DE VIRA-LATAS É COISA DE PASSADO DE RUA

Vamos parar de achar que os outros são melhores que a gente?

O brasileiro tem esta mania de vira-lata, galvanizada ao longo de séculos e séculos de baixa auto-estima. A gente pensa que tudo que é de fora presta mais: roupas, tecnologia, artistas... Quando a gente vai pra outro lado do mundo começa a perceber o contrário. Sim, muitas coisas são até melhores, mas outras são bem piores! E eu não vou ficar listando o que Portugal, Espanha, Argentina, Estados Unidos, China ou República Tcheca tem de melhor... Vou dizer que Nem sempre o que vem do estrangeiro significa qualidade ou superioridade.

Está mais do que na hora da gente valorizar o que temos de bom e melhorar o que temos de ruim, mas sem apologias ao internacional, porque no final dá tudo no mesmo. Estamos num momento bem mais interessante da nossa economia sim. Mas não estamos nadando em dinheiro! Alto lá!

Quando fui a Lisboa, os portugueses reclamavam da crise o tempo todo. Eles têm razão, o negócio tá brabo mesmo. Mas, quando eu disse que desde que eu me conheço por gente o Brasil está em crise e que já enfrentamos 80% de inflação na era Sarney, eles ficavam boquiabertos!

Agora é a nossa vez de sairmos um pouco da toca e bater no peito da prosperidade, sem ufanismos.
E aumentar de vez esta auto-estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...