18.1.12

O Fantasma da Cave de Gaia

Vila Nova de Gaia não tem nada de nova, é bem velha. E tem cheiro de vinho. Há uma profusão grande de adegas que promovem degustação dos seus Vinhos do Porto. Para quem não sabe, o Vinho do Porto só é diferente porque antes do processo natural de maturação da uva, a bebida recebe o acréscimo de brandy. Ela foi feita para agradar aos ingleses que se recusavam a beber vinhos franceses. Há Portos de todos os tipos: brancos (muito adocicados), rosès (relativamente novos), rubis (que são os mais jovens e com cor vermelha mais clara), tawnys (são os pouco envelhecidos) e os vintages (que são bem envelhecidos e muito caros). Eu bebi todos, menos os vintages porque os Euros estavam escassos para este excesso.

Gaia fica do outro lado do Rio Douro, que cruza a cidade de Porto e tem 7 pontes. Podemos ver Vila Nova de Gaia da Ribeira, espécie de marginal medieval que oferece muitos cafés (bares) e restaurantes. Devem ter umas 50 adegas por lá, uma mais antiga que a outra. Fui visitar a Croft e a Sandeman, cujo logotipo parece que pode ter influído para a criação de um personagem de revistas em quadrinho com ar sombrio e capa preta.

A Croft é a mais antiga adega do Porto e data de mil quinhentos e pouco... Quando cheguei por lá degustei 2 cálices e fui fazer a visita ao depósito de barris, lá dentro. A guia abriu a porta e o grupo se encaminhou para a visitação. Tirei uma foto da porta com o grupo à frente. Não havia ninguém por perto, só algumas pessoas uns 10 metros depois. Quando fui ver na câmera do celular, um estranho rosto, deformado e meio que sarcástico, parece ter posado. Dá pra notar as pessoas ao fundo e os barris, assim com o batente de pedra.

Para mim foi uma manifestação ectoplásmica e alguém tentou uma melhor definição de imagem. Intrigante. Para mim, algum habitante espiritual daquele lugar e que ficou por lá. Me vem a intuição de alguém que gosta muito de "sorver" um vinho, talvez esta seja a explicação da imagem distorcida. A conclusão é de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...