O Fantasma da Cave de Gaia

Vila Nova de Gaia não tem nada de nova, é bem velha. E tem cheiro de vinho. Há uma profusão grande de adegas que promovem degustação dos seus Vinhos do Porto. Para quem não sabe, o Vinho do Porto só é diferente porque antes do processo natural de maturação da uva, a bebida recebe o acréscimo de brandy. Ela foi feita para agradar aos ingleses que se recusavam a beber vinhos franceses. Há Portos de todos os tipos: brancos (muito adocicados), rosès (relativamente novos), rubis (que são os mais jovens e com cor vermelha mais clara), tawnys (são os pouco envelhecidos) e os vintages (que são bem envelhecidos e muito caros). Eu bebi todos, menos os vintages porque os Euros estavam escassos para este excesso.

Gaia fica do outro lado do Rio Douro, que cruza a cidade de Porto e tem 7 pontes. Podemos ver Vila Nova de Gaia da Ribeira, espécie de marginal medieval que oferece muitos cafés (bares) e restaurantes. Devem ter umas 50 adegas por lá, uma mais antiga que a outra. Fui visitar a Croft e a Sandeman, cujo logotipo parece que pode ter influído para a criação de um personagem de revistas em quadrinho com ar sombrio e capa preta.

A Croft é a mais antiga adega do Porto e data de mil quinhentos e pouco... Quando cheguei por lá degustei 2 cálices e fui fazer a visita ao depósito de barris, lá dentro. A guia abriu a porta e o grupo se encaminhou para a visitação. Tirei uma foto da porta com o grupo à frente. Não havia ninguém por perto, só algumas pessoas uns 10 metros depois. Quando fui ver na câmera do celular, um estranho rosto, deformado e meio que sarcástico, parece ter posado. Dá pra notar as pessoas ao fundo e os barris, assim com o batente de pedra.

Para mim foi uma manifestação ectoplásmica e alguém tentou uma melhor definição de imagem. Intrigante. Para mim, algum habitante espiritual daquele lugar e que ficou por lá. Me vem a intuição de alguém que gosta muito de "sorver" um vinho, talvez esta seja a explicação da imagem distorcida. A conclusão é de vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas