A PIOR MPB DA HISTÓRIA

Eu creio que a Música Popular do Brasil, a MPB, passa pela sua pior fase em toda a sua história. E eu não vejo perspectivas para que isso melhor..e. É como uma safra de jogadores de futebol, nossa seleção de músicos, parafraseando o Celso Viáfora, está mais pra Dunga e Mauro Silva.

Outro dia, um músico conhecido disse que o Marcelo Jeneci era um gênio! Eu não sei se eu estou ficando velho, gagá, surdo ou maluco, mas o Marcelo Jeneci está bem longe de ser genial. Pode ser um bom compositor... Qual será a referência de gênio dele? As minhas são: Antonio Carlos Jobim, Noel Rosa, Paulo César Pinheiro, Caetano Veloso, Gilberto Gil...

Há quantos anos não surge um compositor diferenciado? Os últimos, a meu ver, foram o Lenine e o Chico César. Eu estou dizendo "compositores com difereciais" e não apenas bons compositores. Eu sou um bom compositor, mas não sou especial.

Nos anos 80, tivemos alguns exemplos como o Herbert Viana, o Cazuza e o Renato Russo. Há quanto tempo não aparece alguém assim? Alguém se atreve a contestar com embasamento?

Quem são os principais compositores da MPB atualmente?

Hoje temos uma gama infinita de bons intérpretes, mais mulheres que homens, mas sem criatividade alguma e com repertórios duvidosos. Fora a enxurrada de mal gosto (eu chamei de mau gosto o que ouvi, de mau gosto, mau gosto - adaptação de frase de Caetano).

Outro dia, eu entrei numa loja de grife de roupas e estava tocando axé, pagodes e "delícias"... Eu não consegui ficar e não comprei nada. Depôs contra a loja... Será que a marca virou brega?

Como pode esta juventude com tamanho péssimo gosto para a música?

Estamos a caminho do abismo.

Comentários

  1. Eu também acho muito, muito triste isso... As pessoas acham que eu sou radical, que tenho de respeitar o gosto dos outros, mas não consigo, não quando o novo é tão ruim, em comparação com o passado da música brasileira. Se as pessoas conhecessem o que é bom, jamais gostariam do que é uma b...
    Ale F...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas