24.7.12

MANIFESTO CONTRA O MAU GOSTO BREGANEJO

O Brasil sertanejo não tem banjos, não tem Rodeios, não tem essa americanização brega que promoveram no país. Não tem saco de boi amarrado, não tem galos garnisés cantantes e nem tampouco tem versões de mau gosto em forma caipira. Isso foi importado dos EUA!!!!

O Brasil sertanejo tem a cara do interior. Tem berrante, sim senhor. Tem cavalos soltos. Tem duplas e modas de viola. Tem bom humor inocente. Tem jecas e jeitos de se expressar.

Quem trouxe esta americanização breganeja ao país foi a  indústria fonográfica por intermédio do Chitãozinho e Xororó e que a TV Globo é obrigada a engolir porque a emissora é sustentada por boa parte de empresários do interior.

Mas, quem aprecia Pena Branca e Xavantinho, Tonico e Tinoco, Renato Teixeira, Inezita Barroso, Alvarenga e Ranchinho, entre outras raízes,  deve ficar de fora destas manifestações febris e de gosto duvidoso como tantos que perdi a conta. Sons guturais de Tchu e de Tcha, Tcheretchechês, arrochas, delícias, por Jesus! Isso precisa acabar! 

Esse é um manifesto de repúdio aos que atentam contra a musicalidade do caboclo, do interior do país.

17 comentários:

  1. Anônimo24.7.12

    Desculpa Maurício, não concordo com essa radicalização. Primeiro se formos levar isso ao pé da letra teremos que protestar contra a Bossa Nova, que é altamente influenciada pelo Jazz americanos, ou então a Tropicália altamente influenciada pela música africana. A MPB que é influenciada pelo samba e esse influenciado pelos ritmos africanos. Me parece uma análise raza e polítiqueira essa. Não concordo e pra mim só corrobora com o preconceito contra a música sertaneja. Também não concordo com essa onda terrível na música sertaneja, mas dizer que ela não pode dialogar com outros ritmos é um pensamento desastroso. E essa galera fazendo essa música terrível aí, o faz inspirada no axé e no funk e não na música country.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro anônimo(a), a bossa nova sim uniu o jazz norte-americano ao samba-canção, sim. Mas, mire o exemplo que vc está dando... Vc exemplifica Antonio Carlos Jobim, o maestro brasileiro com elementos como Duke Elington, winton Marsalis, etc. Isso é genial e conta com qualidade suprema. Tropicália com influências africanas? Tropicália é tudo, ela trouxe a guitarra para o cancioneiro popular. Genial! Caetano, Gil, Rogério Duprat, Tom Zé! O samba sim tem elementos africanos e bons! No entanto, essa breganeja ritmica, sem poesia, sem conteúdo copia quem? As canções de Rodeio? Copia o que há de pior, um mix de axé caipira... A música sertaneja pode dialogar com outros ritmos, mas desde que sejam qualitativos, de bom gosto. Quem conhece meu trabalho sabe que eu misturo elementos, mas uso acepipes de primeira para fazer minha mistura sonora.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro anônimo(a), a bossa nova sim uniu o jazz norte-americano ao samba-canção, sim. Mas, mire o exemplo que vc está dando... Vc exemplifica Antonio Carlos Jobim, o maestro brasileiro com elementos como Duke Elington, winton Marsalis, etc. Isso é genial e conta com qualidade suprema. Tropicália com influências africanas? Tropicália é tudo, ela trouxe a guitarra para o cancioneiro popular. Genial! Caetano, Gil, Rogério Duprat, Tom Zé! O samba sim tem elementos africanos e bons! No entanto, essa breganeja ritmica, sem poesia, sem conteúdo copia quem? As canções de Rodeio? Copia o que há de pior, um mix de axé caipira... A música sertaneja pode dialogar com outros ritmos, mas desde que sejam qualitativos, de bom gosto. Quem conhece meu trabalho sabe que eu misturo elementos, mas uso acepipes de primeira para fazer minha mistura sonora.

    ResponderExcluir
  4. A lembrar, fui parceiro de uma canção considerada sertaneja... então não tenho qualquer preconceito diante da música caipira. MAS, TEM QUE SER SERTANEJA, NÃO ISSO.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo25.7.12

    Todos os citados são pessoas de elite, com muita cultura e formados nos maiores colégios do país, bem diferente do pessoal do sertanejo que não teve escola. E também discordo de que tudo o que é antigo seja bom, sou um amante da música sertaneja de raiz e talvez só goste de 5% do que os antigos fizeram. Não fique nervoso, é só uma opnião, e é de alguém muuuito fã de você e de sua música com a Paula, tanto que até te falei que preferia que ela gravasse mais músicas suas do que as do zezé, lembra? E ainda espero isso. Vem compondo? Tem enviando mais músicas para ela? Uma ideia aqui, 'Jeito de Mato' é uma música que mostra a trajetória de alguém que sai atras de um sonho, o momento dela agora é de volta ao 'seio materno da terra'. Dá pra compor uma nova música não acha? Abraços

    ResponderExcluir
  6. Anônimo25.7.12

    E uma outra coisa, a cultura dos Rodeios, Vaquejadas, Touradas... é cultura ibérica infiltrada nos EUA via México.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo25.7.12

    Mas afirmo e reafirmo prefiro mil vezes 'Jeito de Mato', do que essas músicas do Zezé que a Paula grava.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo25.7.12

    Ah podia colocar tag nas matérias principalmente nessa seleção de músicas. Isso ajuda muito,principalmente pessoas como eu que tenho conexão discada(70% dos brasileiros na internet). Abraços

    ResponderExcluir
  9. Anônimo25.7.12

    Guitarra havaina música sertaneja na década de 40 se não me engano. http://www.youtube.com/watch?v=jZU666Er8xc

    ResponderExcluir
  10. Õ meu amigo, não fiquei bravo não. Apenas, dei elementos à sua contestação. Acho que as influências são muito bem-vindas! Sobre os Rodeios, Odeio Rodeio, e acho as vaquejadas e as touradas algo muito medieval. Estive na Espanha este ano e ainda temos estádios com touros por lá. NUnca mais volto, só em Barcelona, que proibiram as touradas. Mas, olha, nós temos que nos cercar de ótimas influências! E não só gente de elite faz música boa! Jackson do Pandeiro e Cartola não tinham nem o ginásio! Paula Fernandes não me gravou desta vez, me pediu letras, eu as fiz, mas não rolou. Quem sabe não? Mas, tenho outras parcerias boas. Entra lá no meu facebook Mauricio.Santini vc me encontra! abs e obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo25.7.12

    Sei que é muita falta de educação e abuso o que vou fazer, mesmo assim vou fazer: O quanto financeiramente uma música como 'Jeito de Mato' rende à um compositor? Preciso muito saber. rssss Depois que eu ler você pode apagar o comentário. Não que eu queira saber quanto você ganha, mas só pra mim ter uma ideia de valores que podem render uma música de sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Não posso precisar números, mas uma canção que seja tema de novela rende uma boa grana. Mas, Jeito de Mato foi em parceria, isto é, dividida. Mesmo assim, rende um bom dinheiro, mas não dá pra ficar rico com uma canção, mas há exceções como o Teló, Macarena, etc

    ResponderExcluir
  13. Anônimo25.7.12

    ela é de 2007, só pra insistir, depois eu te aviso pra vc apagar tudo, hoje, que ela não está mais na novela, ela te rende ai uns 5, 10 mil por mês?

    ResponderExcluir
  14. Não, meu amigo, longe disso!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo25.7.12

    Ah beleza. Valeu. desculpa a insistencia. rss vc é bacana, espero que a Paula grave mais músicas sua como disse.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo25.7.12

    Aqui, fiquei curioso, posta as músicas que você enviou à Paula pra mim ver. Eu tenho várias dúvidas sobre a música 'Jeito de Mato', vou lento agora a história dela que você conta aqui no blog. Queria saber se você vê ela da mesma forma que eu. Posta as músicas que você fez dessa última vez para a Paula, isso é claro se você já tiver registrado ela.

    ResponderExcluir
  17. Puxa, amigo, não posso porque não foram registradas mesmo. Foram só letras.
    Mas, se vc entrar no meu facebook te mando algumas canções prontas, ok?
    abs

    ResponderExcluir

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...