Salve todas as peles. E salvem as almas!

Se eu disser que estou "denegrindo" a imagem, isto significa "tornar negra" = racismo. É um termo utilizado no Brasil escravagista. A palavra "judiação" também vem de um racismo contra os judeus. Várias palavras são ditas sem a intenção de ferir, mas são impróprias.

Um dos exemplos disso é Colorir uma arte, uma cultura. Não se fala Black Music e sim, Rhythm & Blues. Não há Musica Negra, Dança Negra e nem Cultura Negra. A arte é INCOLOR e tem todas as cores. Se eu começar a colorir a arte então começo a participar de um racismo oculto e velado.

Sim, a arte e a cultura possui influências de raça, credo e geografias, mas não são propriedade de nenhuma raça. Eu posso fazer um coco, uma embolada, um afoxé, um lundu e sou branco de tez. O negro pode compor uma canção barroca. Um amarelo pode cantar um samba.

Se eu colocasse a frase: Participe da Cultura Branca!, eu seria taxado de racista. Jamais faria isso. Então, também não posso partilhar desta terminologia infeliz.

Então salve a Cultura com elementos e influências africanas! Salve a arte com características do povo negro.
Salve todas as peles.  E salvem as almas!

Comentários

Postagens mais visitadas