21.9.12

Salve todas as peles. E salvem as almas!

Se eu disser que estou "denegrindo" a imagem, isto significa "tornar negra" = racismo. É um termo utilizado no Brasil escravagista. A palavra "judiação" também vem de um racismo contra os judeus. Várias palavras são ditas sem a intenção de ferir, mas são impróprias.

Um dos exemplos disso é Colorir uma arte, uma cultura. Não se fala Black Music e sim, Rhythm & Blues. Não há Musica Negra, Dança Negra e nem Cultura Negra. A arte é INCOLOR e tem todas as cores. Se eu começar a colorir a arte então começo a participar de um racismo oculto e velado.

Sim, a arte e a cultura possui influências de raça, credo e geografias, mas não são propriedade de nenhuma raça. Eu posso fazer um coco, uma embolada, um afoxé, um lundu e sou branco de tez. O negro pode compor uma canção barroca. Um amarelo pode cantar um samba.

Se eu colocasse a frase: Participe da Cultura Branca!, eu seria taxado de racista. Jamais faria isso. Então, também não posso partilhar desta terminologia infeliz.

Então salve a Cultura com elementos e influências africanas! Salve a arte com características do povo negro.
Salve todas as peles.  E salvem as almas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...