29.11.12

O NEÓFITO E O INICIADO


Iniciado é quem passou por algum rito de passagem, uma espécie de teste, uma prova de fogo.
E neófito é um aprendiz, aquele que ainda não foi iniciado e quem um dia assim o será.
Não há ritual de transformação sem alguma dor ou angústia.
Como mencionou o Wagner Borges, o processo de maturação de uma lagarta para uma borboleta é sofrível. O desencarne também é um momento angustiante e tenso na maioria das vezes.
Passado o momento de maior tensão, a consciência está pronta para ser iniciada.
Mas, ocorre que, muitas vezes, os iniciados se esquecem de suas provas e conseguem ser mais aprendizes que os neófitos. E o contrário também acontece.

Os iniciados precisam desempenhar o papel de maturidade espiritual e servir de exemplos aos mais novos. Digo isso por mim, que já fiz as vezes de um obsessor. Quanto maior a luz, maior a sombra que ela despende. Por isso, o orai e o vigiai de Jesus.

Acabo de passar por uma etapa de uma fase de iniciação. E agora preciso realizar o que aprendi. A teoria é fácil, a prática é a iniciação.

Assim, que o Todo me fortaleça, me dê paciência e serenidade para caminhar a passos naturais, nem menos, nem mais, do que a natureza caminha. Afinal, todos nós somos neófitos e iniciados em muitas coisas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...