6.8.14

SINÉDRIO REVIVE COM O TEMPLO DE SALOMÃO

Com a inauguração do Templo de Salomão e os paramentos do sacerdote responsável pelo empreendimento milionário e suntuoso, uma série de fichas caíram para mim, entre elas, a reencarnação integral do Sinédrio judaico dos tempos do Rabi Jesus.

Sinto que o judaísmo vem se reciclando com o tempo, mas que encontra resistências arcaicas dentro e fora de seus domínios. Entre as críticas mais vorazes de uma postura mais moderada está o protestantismo evangélico brasileiro que utiliza as tradições judaicas bíblicas, com tons proféticos, como forma de arrebanhar milhões de fiéis. Tudo é copiado, quipá, menorah, colunatas templárias...

Entretanto, não é contraditório que a própria ideologia de Martin Luthero, codificador do protestantismo e, portanto, pai do evangelismo brasileiro, rezava romper com toda a pompa da santa magna igreja católica e seus ornamentos luxuosos, entre santos e púlpitos folhados com ouro, além da comercialização de produtos católicos? Pensa.

Sim, o Sanedrim (Sinédrio) reencarnou na pele de líderes evangélicos. Eles apenas mudaram de religião, mas a postura é a mesma. Vale recordar que foi este mesmo colegiado que ajudou a crucifixão do Rabi Joshua ou melhor, Jesus de Nazaré, que rompia frequentemente com suas tradições. Será que Jesus não romperia com toda esta pompa e chutaria as barracas dos vendilhões do templo?

Todavia, algo me preocupa: o que o novo Sinédrio fará agora?

Hoje, eu li que o Sinédrio Evangélico condenou a posição da presidenta Dilma com relação aos ataques desproporcionais em Gaza. Não tive surpresa alguma, afinal, qual seria o posicionamento do Sinédrio original? Eu respondo: em nome da religião, aniquilar e apedrejar (hoje com misseis) crianças, adultos e idosos que oferecessem riscos à sua igreja e aos seu território.

Shalom, Rabi Macedo! Shalom!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...