1.8.12

38 - AMOR EM PAZ - VINÍCIUS DE MORAIS E TOM JOBIM - SÉRIE "AS 100 MELHORES MÚSICAS DO BRASIL"


Se há uma música sofisticada ela se chama "Amor em Paz".
Foi gravada por muitos intérpretes, entre eles, Adriana Calcanhoto, Gal Costa, Ivan Lins, João Gilberto e Zé Renato. A letra é do Vinícius, bem simples e dolorosa. A música é de 1960, pelas minhas pesquisas.

Certa vez eu a escutei andando pelas ruas de Paraty. Foi algo lúdico, poético, nostálgico. Vocês não imaginam o que é escutar Amor em Paz de madrugada, nas ruas históricas da cidade, ao vivo. É algo que não consigo descrever.

Abaixo está uma versão que gosto muito, a do Zé Renato. Logo abaixo, a original com o Tom Jobim.
http://letras.mus.br/ze-renato/281358/

Tom Jobim:
http://letras.mus.br/tom-jobim/49051/

5 comentários:

  1. Carlos4.8.12

    Maurício, tudo bem? Realmente essa é uma música muito bonita. Mas aí eu fico me perguntando, ela parece tão simples, mas você diz que ela é sofisticada. O que faz dela assim tão sofisticada? São os arranjos? É a letra? Eu vi um comentário uma vez sobre a obra do Chico Buarque, que também parece ser uma música muito simples mas se tratar na verdade de coisa muito sofisticada. Sera que você pode me ajudar a entender isso? O que existe assim de tão sofisticado? Eu fico pensando comigo às vezes que ali naquela canção e tal, tem mistérios que somente alguém com muita erudição consegue ver. Eu queria enxergar o que é que tem de tão sofisticado em João Gilberto(que não gosto de forma alguma) ou em Chico Buarque(que gosto um pouco). Será que você pode me ajudar a entender isso? Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, vou ser bem sucinto. Você estar vestido de um modo simples, mas sofisticado. A roupagem desta canção é sofisticada. Os acordes, a harmonia é extremamente sofisticada. A música é feita de 4 elementos: melodia, harmonia, ritmo e letra (quando houver)> amor em Paz conta com uma melodia de acordes belos, uma harmonia, isto é, a combinação de notas, sofisticada e uma letra que reflete dor, apesar de simples. É isso. As vezes o mais difícil é o mais simples.

    ResponderExcluir
  3. Carlos5.8.12

    Sem dúvida, tornar a coisa simples é que e o difícil. Mas o que faz dessa canção uma coisa sofistica? O gosto da pessoa? Ou existe como provar isso cientificamente? Tem como analisar tecnicamente uma canção e dizer que ela é melhor que outra? Por é essa impressão que passa quando se fala que um artista é melhor que outro. Por exemplo, vc citou a música do Tom Jobim num comentário passado: o que faz da música sofisticada, critérios técnicos ou o que a pessoa sente? Qual a diferença de uma música de um chitãozinho e chororó para uma do tom jobim? Eu vi uma entrevista do Joâo Bosco, e ele falou de uma forma da música dele que eu pensei: nossa senhora será que terei como compreender o que é isso? Por exemplo o disco sinfonico do Chitãozinho e Xororó, eu gostei muito de todas as músicas, já o 'Obrigado Gente" do João Bosco eu gostei mais ou menos de umas duas músicas. Ai eu fico me perguntando, o que tem de errado comigo, o que é que eu não consigo ver ali que outros veem como algo genial.

    ResponderExcluir
  4. Carlos, não gosto de comparar canções. Mas, sei de acordes, tons e semitons, sei que há maior sofisticação entre uma e outra composição. O que digo aqui que é sofisticado e não digo mais que aquela ou essa, é a harmonia, isto é, o arranjo das notas, o ritmo também é muito sofisticado pois trata-se de uma bossa nova que bebeu do jazz. E a letra é simples, mas passa dor. Posso dizer nesta canção. Agora não escutei o sinfônico do Chitão e Xororó, mas sei da musicalidade do João Bosco que é complexa e competente. Não precisa comparar. Só goste ou não. Se vc gostou mais do Chitão e Xororó tá valendo. Se gostasse masi do Gusttavo Lima, Israel Novaes e Michel Teló eu ficaria mais ´preocupado pq essencialmente eles não têm essencia e só ritmo.

    ResponderExcluir
  5. Carlos7.8.12

    Interessante. O que seria essência? A verdade é que Gusttavo Lima, Michel Teló, são axé. É axé com sanfona. O Gusttavo Lima não sabe cantar nadaaa. O Gusttavo Lima é pior que o Luan Santana, ou talvez não. Não sei. rsss Os dois são ruins demais. O Michel Teló é um bom cantor. Mas interessante isso de considerá-los ritmo. É isso mesmo. Eles não passam de Axé com sanfona. É o que eu digo por aí, e já alguns concordando.

    ResponderExcluir

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...