27.4.12

19 - DESENREDO - DORI CAYMMI E PAULO CÉSAR PINHEIRO - SÉRIE "AS 100 MELHORES MÚSICAS DO BRASIL"


Não precisa se esforçar muito para se encantar com esta canção. Ela me toca profundamente, canta a minha alma. A melodia fica em torno do Trenzinho Caipira de Villa Lobos. E mais uma vez, paulo César Pinheiro, meu mestre que ainda tocarei seus pés como fazem os hindús aos gurus, está presente nesta letra. O engraçado é que a músida é de um baiano, Dori Caymmi, filho do genial Dorival, o Buda Nagô, e a letra de um carioca. E eu, um paulistano amante incorrigível de Minas, assombro minha alma com esta canção.

Abaixo a letra e mais abaixo ainda uma versão espetacular, a de Renato Bráz e Zé Renato.

Desenredo

Por toda terra que passo me espanta tudo que vejo
A morte tece seu fio de vida feita ao avesso
O olhar que prende anda solto
O olhar que solta anda preso
Mas quando eu chego eu me enredo
Nas tranças do teu desejo

 O mundo todo marcado a ferro, fogo e desprezo
A vida é o fio do tempo, a morte o fim do novelo
O olhar que assusta anda morto
O olhar que avisa anda aceso
Mas quando eu chego eu me perco
Nas tramas do teu segredo
Ê Minas, ê Minas, é hora de partir, eu vou
Vou-me embora pra bem longe
A cera da vela queimando, o homem fazendo seu preço
A morte que a vida anda armando, a vida que a morte anda tendo
O olhar mais fraco anda afoito
O olhar mais forte, indefeso
Mas quando eu chego eu me enrosco
Nas cordas do seu cabelo
Ê Minas, ê Minas, é hora de partir, eu vou
Vou-me embora pra bem longe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...