2.4.12

TRECHO PASCAL DO MEU LIVRO "EU, PILATOS"

Amigos e inimigos, um trecho pascal do meu livro Eu, Pilatos.


O Pessach estava próximo. A cidade preparava-se para receber centenas de milhares de fiéis de todos os recônditos de Israel. Conforme dizia o governador, se Yerushlaim já era estreita, fétida de esgoto e de excrementos, naquela ocasião então dobrava seus odores pútridos com os sacrifícios animais e as romarias intermináveis de pó e suor. Pontius detestava tudo isso, abominava os sons dolorosos das oferendas a Deus. O praefectus engolia politicamente aquela manifestação que julgava ser “submundana”. Entretanto, naquele ano, justo naquele ano, a amarga espera estava diferente, silenciosamente diferente. A preocupação de Civílis, um dos comandados de confiança de Pilatus, era visível. Algo estaria por vir? O primipulus atreveu-se:

– O que te aflige, senhor? – indagou o centurião.

– Não sei... Mas, sinto que algo está para acontecer. Como se o silêncio estivesse me ditando algo ruidoso, violento, atentando contra a calmaria deste *Avernum. O barco de *Caronte aguarda seus passageiros. Sei lá. Uma convulsão, uma rebelião, alguma manifestação destes seres de abismos.

– Impressão, senhor! É a velha tensão da festa que se aproxima. Tudo será como antes, como sempre foi. Passarão os ritos, as solenidades, e tudo voltará à normalidade...

– Como se o normal fosse agradável... Civílis, fica de sobreaviso. Procura ficar atento para não cometer abusos, principalmente nestas ocasiões. Só aja com rudeza se não houver nenhuma outra solução, mas procura fazê-lo longe das vistas do povo.

– Conta comigo, meu senhor. Nada acontecerá sob teu comando. Repousa tranquilo, nenhum mal cairá sobre a tua cabeça. Guardaremos teus sonhos como cães fiéis que adormecem ao lado do seu dono.

Civílis, meu nobre amigo e guardião, confio na tua lealdade e previdência. Sei que farás o possível para que nada fuja ao teu controle, onde a tua vista alcança. Todavia, meu medo é onde a tua vista não alcança, nobre rapaz.

– Terei mil olhos para ti, meu senhor. Descansa agora, tua esposa o aguarda.

Pilatus recolheu-se aos seus aposentos. A bela dama já estava adormecida. Pôde observar seu esbelto corpo deitado sob o linho cru. Todavia, no mesmo instante em que Pontius deitava sua corpulência na cama, eu, Millmann, passara dias com a velha sensação de espreita pelo ar. Uma esquizofrenia saudosa. Só que desta vez, a escuridão era uma grande aliada. É nela que costumo orar e compor este manuscrito. Algum dia será lido?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...