26.4.12

TEXTO GENIAL SOBRE O AMOR

Hoje vou copiar um texto genial de Walter Trobesch que fala sobre as venturas e desventuras do amor. Aproveitem o máximo porque é um aprendizado.


A Mulher e o Amor

Conta uma lenda que, no princípio do mundo, quando Deus decidiu criar a mulher, descobriu que havia esgotado todos os materiais sólidos no homem. Diante dessa dificuldade e depois de profunda meditação, fez o seguinte: tomou a redondeza da Lua,
as curvas suaves das ondas, o trêmulo movimento das folhas, a esbeltez da palmeira,
a cor delicada das flores, o olhar amoroso da corça, a alegria do raio de sol e as gotas de pranto das nuvens, a inconstância do vento e a fidelidade do cão, a modéstia do lírio e a vaidade do pavão, a suavidade da pluma do cisne e a dureza do diamante, a doçura da pomba e a crueldade do tigre, o ardor do fogo e a frieza da neve.

Com essa mistura de ingredientes tão desiguais, criou a mulher e deu-a ao
homem. Depois de uma semana, o homem veio e lhe disse: "Senhor, a criatura que me
destes me faz infeliz: quer toda a minha atenção, nunca me deixa sozinho, fala sem parar, chora sem motivo, diverte-se fazendo-me sofrer e estou vindo devolvê-la porque não posso viver com ela!"

"Está bem", respondeu Deus, e tomou a mulher de volta.Passou outra semana, o homem voltou e lhe disse: "Senhor, estou muito solitário desde que devolvi a criatura que fizestes
para mim. Ela cantava e brincava ao meu lado, olhava-me com ternura e seu olhar era
uma carícia,  ria e seu riso era música, era formosa e suave ao tato. Devolvei-ma, porque não posso viver sem ela!" "Está bem", disse o Criador. E a devolveu. Mas, três dias depois, o homem voltou e disse:  "Senhor, eu não sei. Eu não consigo explicar,  mas depois de toda esta minha experiência com esta criatura, cheguei à conclusão que  ela me causa mais problemas do que prazer. Peço-lhe, tomá-la de novo!  Não consigo viver com ela!"

O Criador respondeu:
"Mas também não pode viver sem ela."  E virou as costas para o homem  e continuou o seu trabalho.  O homem desesperado disse:
"Como é que eu vou fazer? Não consigo viver com ela  e não consigo viver sem
ela."

 "Achei que, com as tentativas, você já tivesse descoberto, respondeu então
Deus. Amor é um sentimento a ser aprendido:  é tensão e satisfação.
É desejo e hostilidade.  É alegria e dor. Um não existe sem o outro.
 A felicidade é apenas uma parte integrante do amor.
Isto é o que deve ser aprendido. O sofrimento também pertence ao amor.
Este é o grande mistério do amor.
A sua própria beleza  e o seu próprio fardo.
Em todo o esforço que se realiza para o aprendizado do amor  é preciso
considerar sempre a doação e o sacrifício ao lado da satisfação e da alegria.
A pessoa terá sempre que abdicar alguma coisa para possuir ou ganhar uma
outra coisa.  Terá que desembolsar algo para obter um bem maior e melhor para sua
felicidade.  É como plantar uma árvore frente a uma janela.
Ganha sombra, mas perde uma parte da paisagem.
 Troca o silêncio pelo gorjeio da passarada ao amanhecer.
 É preciso considerar tudo isto  quando nos dispomos a enfrentar o aprendizado do amor.

Por: Walter Trobesch, do livro: Amor, sentimento a ser aprendido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...