26 - VIOLA ENLUARADA - PAULO SÉRGIO VALLE E MARCOS VALLE - SÉRIE "AS 100 MELHORES MÚSICAS DO BRASIL"

1967. Em plena ditadura militar, os irmãos Paulo Sérgio Valle e Marcos Valle (que depois tentou uma carreira de cantor fitness e não deu certo), fizeram a clássica "Viola Enluarada", com particpação especial do então não tão nacionalizado Milton Nascimento. A música fez um estrondoso sucesso.

Era a época dos grandes Festivais da Record e da linguagem subversiva de Geraldo Vandré. Eu nunca havia reparado na letra quando criança, mas depois parei pra prestar a atenção e ver que se tratava de um hino de liberdade. Não tenho ideia se ela foi censurada, mas pelo teor seria uma séria candidata.

Gosto muito da melodia. Talvez a letra não teria sido encarada como um protesto, mas eu vejo como sendo algo bem oculto, e que os militares julgavam como uma ode heróica de brasilidade. A não ser que eu seja muito inocente, os compositores me provaram o contrário.

Aqui, a versão original com o Milton e o MPB4
:
http://www.youtube.com/watch?v=0mYnNtv7beI

Comentários

Postagens mais visitadas