5.6.12

26 - VIOLA ENLUARADA - PAULO SÉRGIO VALLE E MARCOS VALLE - SÉRIE "AS 100 MELHORES MÚSICAS DO BRASIL"

1967. Em plena ditadura militar, os irmãos Paulo Sérgio Valle e Marcos Valle (que depois tentou uma carreira de cantor fitness e não deu certo), fizeram a clássica "Viola Enluarada", com particpação especial do então não tão nacionalizado Milton Nascimento. A música fez um estrondoso sucesso.

Era a época dos grandes Festivais da Record e da linguagem subversiva de Geraldo Vandré. Eu nunca havia reparado na letra quando criança, mas depois parei pra prestar a atenção e ver que se tratava de um hino de liberdade. Não tenho ideia se ela foi censurada, mas pelo teor seria uma séria candidata.

Gosto muito da melodia. Talvez a letra não teria sido encarada como um protesto, mas eu vejo como sendo algo bem oculto, e que os militares julgavam como uma ode heróica de brasilidade. A não ser que eu seja muito inocente, os compositores me provaram o contrário.

Aqui, a versão original com o Milton e o MPB4
:
http://www.youtube.com/watch?v=0mYnNtv7beI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...