11.5.12

21 - OLHOS DE FAROL - FLÁVIO HENRIQUE E RONALDO BASTOS - SÉRIE "AS 100 MELHORES MÚSICAS DO BRASIL"

Quem já viu aquele filme "Feitiço de Áquila", história em que um lobo e uma águia se amavam, mas não se encontravam porque a águia vivia de dia, e o lobo, à noite, vai se lembrar da película quando escutar esta canção.

"Olhos de Farol" deu nome ao disco de 1999 de Ney Matogrosso. Hoje despertei com a música no ouvido. É um poema cantado, assim como a minha Jeito de Mato. E a força interpretativa do Ney Matogrosso chega a arrepiar.

Seus versos são lindíssimos:

Por que só vens de madrugada
E nunca estás por onde eu vou?
Somente em sonhos vi a luz
Da lua cheia
O canto da sereia
No breu da noite eu sei que
Reinas a me refletir
Olhos de farol
Porque tu és a lua e eu sou o sol
Porque só brilhas quando eu durmo
Sou condenado a te perder
Eu só queria ver andar na ventania
Luar do meio-dia
Na minha fantasia, ainda sou teu pierrô
E disfarço mal
A lágrima de amor no carnaval
Eu te vi em sonhos
A boiar no meu jardim
Lua de cetim entre os lençóis
E no céu sem nuvens
Podem as miragens
Se tornar reais e são dois sóis
Eu te vi rainha
Dona de nós
Imitar a voz dos rouxinóis
E no céu em chamas
Podem as miragens
Se tornar reais e são dois sóis

Escute aqui a canção:
http://letras.terra.com.br/ney-matogrosso/777140/]


3 comentários:

  1. Obrigado, Renato! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  2. Cara, arrepiado estou eu c/ a tua percepção: eu adoro esse disco, acho essa canção linda, ouvi muito na época do lançamento, mas não havia percebido a semelhança que havia entre a letra e o "O Feitiço de Áquila", que eu considero uma das mais belas (e originais) histórias de amor da telona. Adorei o teu texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Afonso, não é??? Foi o que imaginei assim que ouvi a canção. Engraçado que os homens aqui se manifestaram mais que as mulheres com esta canção... abs

    ResponderExcluir

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...