O MOMENTO É AGORA, O PRESENTE DO TAO

Quando alguém vive o Aqui e o Agora consegue transformar a vida num verdadeiro presente.
Mas, e quem consegue fazer isso? Quem não tem recordações? Quem não vive lembranças? Que não se atemoriza pelo passado? Por outro lado, quem não espera? Quem não tem expectativas? Quem não projeta um futuro?

A mente vaga, passeia pelo tempo. Claro que o segredo é vivenciar o presente. Mas, ninguém que eu conheço, vivo ou desencarnado é tão pleno de presente. De vez em quando derrapamos no tempo. As vezes, adiantamos ou atrasamos os ponteiros da nossa cabeça e pensamos num tempo que já foi ou que vai. Todo mundo é assim.

O passado já foi. Mas, temos que aprender com ele. Isso significa experiência. O futuro ainda está por vir. E, muitas vezes, na busca do ótimo perdemos o bom. Então, a gente começa a plantar agora para colher na hora certa depois.

O Taoísmo prega muito esta vivência. Vivenciar o agora e deixar que o TAO tome conta da vida da gente. O TAO é Deus, é o Todo, é o Universo. O taoísta prega o WU WEI que significa "o agir pelo não agir". Não aja e assim o TAO age por você.

Na maioria das vezes a gente interfere nas ações de Deus e acaba atrapalhando o nosso próprio Destino. Vamos então fazer uma parceria com o TAO? Deixar com que Ele aja em nossas vidas?

Fazer a nossa parte com bom senso. Mas, deixar com que o TAO faça a parte Dele em nós.

Comentários

Postagens mais visitadas