22.5.12

PASTÉIS E TRAVESSEIROS

Sim, ele veio quente e crocante. Quando mordi a borda senti o inigualável. Quando fui experimentar o recheio cheguei às alturas. Refiro-me dos Pastéis de Belém feitos e comidos na própria Pastelaria de Belém, que data de mil oitocentos e trinta e lá vai pedrada. Imaginei o Pedrinho, o nosso 1º imperador e o 4º deles, quando voltou à Portugal deve ter experimentado a novidade. Quem já comeu clones de pastéis de nata, principalmente o de Belém, sabe da heresia de chamar qualquer coisa de Pastel de Belém. E deve ser degustado puro, sem açucar e canela (eles colocam na mesa, caso queiram experimentar). E o lugar é um labirinto de salas e salas e mais salas lotadas. Eu fui duas vezes e comi quatro, duas em cada. Não fosse meu senso de responsabilidade teria comido uns oito.

Os Travesseiros de Sintra, ai os Travesseiros de Sintra... Um sonho confeccionado pela Fábrica Periquita, também do século retrasado. Lá em Sintra, aliás um lugar único e bucólico com cheiro de pinho, há duas lojas da Periquita com os tais travesseiros e as queijadas. Os Travesseiros são folhados com um recheio quente de amêndoas e ovos. Muito doce, mas saborosíssimo! Fiquei imaginando aquilo com um sorvete neutro de baunilha... As queijadas são boas, mas nem tanto como os travesseiros.

Comi também as tortas de azeitão, uma espécie de rocambole amarelo e pequeno como recheio de quê? De quê? De ovos, é claro. Não comi os ovos moles de Aveiro porque estava com saco cheio de tanto ovo (aliás, que frase é esta... Eu sempre estou com o saco cheio de ovos).

Engraçado que, Portugal, não tem padaria como a gente de São Paulo está acostumado. Têm cafés que são bares e pastelaria que fazem doces e alguns salgados. Padarias são bem poucas e pequenas. No Brasil, se você está com fome, pode passar numa padaria ou lanchonete de rua ou trailler e encontra uma profusão enorme de salgados, entre sandubas, esfihas, pizzas, pães de queijo, coinhas, empadihas, etc. Lá só tem doces com ovos e dois ou três salgados com fiambre ou bacalhau. Têm as tostas de queijo ou fiambre.

São Paulo é a melhor cidade do mundo para se comer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...