2.5.12

A QUEM AMO - SOB INSPIRAÇÃO DE TAGORE

Este texto eu escrevi há uns cinco anos atrás, mas é muito atual. Quero novamente partilhá-lo.

A quem amo

por Maurício Santini

Meu amor, se eu te prender com as correntes do meu egoísmo, então não é amor, é escravidão e controle.

Se eu não sentir, ao menos, por ti, uma nesga de dor, então não é amor, é emoção efêmera.

Se não me bater a lembrança das horas que passamos espremendo os minutos, então não é amor, “é nuvem que passou e não choveu”.1

Se o teu riso, mesmo que distante, não desenhar o mesmo em minha boca, então não é amor, é desdém e contradição.

Se o teu pranto não contagiar meus olhos, então não será amor, posto que não há compaixão.

Se eu tapar os olhos dos teus defeitos e imperfeições, isso não é amor, é cegueira e paixão.

Por outro lado, se eu nunca agradecer pela tua existência em mim, não pode ser amor, é desleixo de quem só tem olhos pra si.

Se eu disser que te amo apenas no afã dos meus desejos, nos turbilhões da minha pele, então não é amor, é frase de momento, hálito de tesão.

E se eu tapar meus ouvidos aos gemidos da tua dor lancinante, quem pode dizer que isso é amor, é omissão e jogo.

Todavia, se eu saciar todos os teus anseios, até os mais injustos, então não se trata de amor, é compra, aquisição de um bem pelo poder.

Meu amor, se eu te abandonar na primeira rusga, no ato de uma bofetada do destino, então isso não pode ser amor, é medo das pedras do caminho.

Se eu, por ventura, servir-te apenas de escudo das tempestades de granizo, então continua não sendo amor, é só necessidade de proteção.

Se eu nunca verter nenhuma gota instantânea que sai dos meus olhos quando te vejo, então o amor não se faz em mim porque meu olhar está seco pelo vento.

Ao contrário, se eu não abrir meu sorriso e não te ofertar as pétalas que saem do meu peito quando penso em ti, então o meu amor não é um jardim fértil e feliz, jaz, com o tempo, em solo árido.

Assim, se eu me calar e esconder minhas palavras de afeição, talvez isso seja amor, um amor que busca o silêncio pra se expressar.

Ao mesmo tempo, se eu gritar que te amo e “meu coração não me sair pela boca”2 então não será amor, será tudo, menos amor.

E se eu estiver, de fato, contigo, mas minha alma voar distante, isso será amor porque estarei livre dos elos que te prendem ao meu ego. 

Meu amor, se eu te amarrar em meus braços, estarei ocupado a aprisionar a mim mesmo, e isso não é amor.

Mas, se eu libertar-te de qualquer apego, tua distância fará com que te ame mais e mais...Infinitamente.

Assim, quando adormecer em mim o breu dos ciúmes e amanhecer em nós a manhã da liberdade, aí reside o amor, no espaço, solto entre os astros e as estrelas, deitado confortavelmente sobre as mãos de Deus!



1 – citação da canção A Montanha e a Chuva de Orlando Moraes

2 – citação de um verso de Rabindranath Tagore

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gêneros, raças, credos... estamos, mas não somos!

Somos espíritos encaixados em corpos perecíveis. Tal pensamento de Krishna corrobora com uma série de situações do cotidiano. Entre elas est...